Se for comer banana no inverno…

IMG_20150715_213023

 

Em dias frios e chuvosos instintivamente desejamos comer algo quentinho que ajude a esquentar nosso corpo e essa é uma boa decisão, mas por alguma razão é pouco comum ver que as pessoas esquentem as frutas antes de comé-las quando estamos em dias assim. No meu caso, nunca escutei nem vi, ou li sobre alguém que faça isso aqui no Chile.

Há alguns anos ensinei a alguns alunos a saltear frutas em manteiga e condimenta-las com especiarias. A reação que tiveram foi de grande surpresa e ficaram maravilhados de como ficavam tão gostosas preparadas dessa maneira. Por isso é que hoje quero compartilhar com vocês uma receita de bananas para época de inverno…

separador

Bananas com especiarias

 

1 banana prata (100-150g)

½ colher de chá de óleo de coco, ghee ou manteiga (2,3g)

Canela em pó a gosto

Gengibre em pó a gosto

1 colher de chá de mel (opcional)(7g)

 

1-Retire a casca da banana y corte-a em 3 partes (você pode cortar da forma que quiser)

2-Coloque uma frigideira sobre fogo moderado e acrescente o óleo de coco, si o óleo está sólido espere que derreta.

3-Coloque a banana cortada e cozinhe por 2 minutos de cada lado. Acrescente as especiarias e retire do fogo.

4-Sirva quente com o mel.

separador

A banana é uma fruta que tem uma propriedade térmica muito resfriadora (causa frio). Si observamos a natureza veremos que é uma fruta tropical que não cresce em climas frios. É recomendável seu consumo em países de clima quente, pois ajuda a resfrescar. Mas comer banana e ainda por cima crua no inverno é algo que não nos ajudará muito, pois nosso corpo está lutando por manter-se quente. Mas, se ainda assim você quiser comer, recomendo que coma a banana quente. Seja como indica a receita ou no forno, grelha, etc. (evite o microondas) e se colocamos especiarias que possuem propriedades caloríficas contribuiremos a que seja mais apropriada para nosso clima.

As frutas

¿Posso preparar esta receita com outro óleo para deixá-la um pouco mais saudável?

Tecnicamente é possível preparar esta receita com outro óleo, mas provavelmente se você fizer isso vai transformá-la em uma receita menos saudável já que os óleos não são resistentes ao calor e se deterioram rapidamente quando são esquentados. Além disso, a maioria dos óleos comumente usados é refinada e de baixa qualidade. O óleo de coco possui excelentes propriedades para o organismo e o ghee ajuda a esquentar e fortificar o corpo.

¿Posso substituir o mel por um adoçante tipo sucralose ou estévia?

Não recomendo. Na verdade o ideal seria não usar nem mel regularmente para adoçar- já que é um adoçante concentrado- e satisfazer-nos com a doçura natural da fruta. Mas a maioria das pessoas está acostumada a um nível de doçura mais elevado que o que proporciona a fruta. A sucralose é um produto químico inadequado para o organismo* e a estévia não é o melhor adoçante a menos que se utilize a própria folha ou que esteja na forma de extrato natural.

*Peligro: los aditivos alimentarios, Corinne Gouget.

 

 

Anuncios

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión /  Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión /  Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión /  Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión /  Cambiar )

Conectando a %s